PANDORA NELI

PANDORA NELI

sábado, 5 de março de 2011

A HISTÓRIA DA WICCA

Wicca é uma palavra do inglês arcaico que quer dizer "bruxo" (plural: wicce). há quem diga que seu significado é "sábio", mas isso não corresponde à verdade.
a palavra tem sua origem na raiz indo-européia "wikk-", significando "magia", "feitiçaria". o nome wicca é o mais usado para denominar essa religião. ela também é conhecida como bruxaria, feitiçaria, antiga religião e arte dos sábios, ou simplesmente, a arte.
as origens da bruxaria remontam à aurora da humanidade. as crenças começaram a tomar forma no paleolítico, há aproximadamente vinte e cinco mil anos. neste período, o ser humano era nômade e suas principais fontes de subsistência eram a caça e a coleta. tudo era misterioso para o homem e a mulher do paleolítico: o trovão, o sol, a escuridão... para eles, o mundo era um lugar perigoso, cheio de forças que deveriam ser temidas, respeitadas e reverenciadas. com o tempo, a idéia das forças foi evoluindo para a idéia de deuses
um dos primeiros e, seguramente, o mais importante deus primitivo a surgir foi o deus de chifres. para que o clã nômade sobrevivesse, uma das principais atividades era a caça: dela provinham carne para alimentar-se, peles para vestir-se, ossos e chifres para fazer instrumentos. assim, tomou forma na mente do ser humano primitivo a idéia de um deus das caçadas, dotado de chifres, símbolo de seu poder. alguns membros do clã iniciaram a prática de atividades de caráter mágico-religioso, compostos por um elemento religioso (esboços de rituais e mitos dedicados à adoração do deus de chifres, forças da natureza e espíritos dos antepassados) e por um elemento mágico (práticas que tentavam atrair a benevolência destas divindades e espíritos, a fim de manipulá-las para interesses práticos do clã). neste momento estava se delineando algo que se assemelhava muito a grosso modo com uma classe sacerdotal. estes "sacerdotes" realizavam ritos do que hoje é denominado magia simpática, ou seja, práticas baseadas na atração dos semelhantes. pintavam-se cenas de membros do clã vencendo e abatendo animais cobiçados, para garantir o sucesso da próxima caçada. miniaturas destes mesmos animais eram confeccionadas, em osso, chifre ou barro, e então simulava-se sua caça e abate. estes ritos eram geralmente dirigidos por um destes "sacerdotes", geralmente usando a primeira de todas as túnicas: peles de animais e uma máscara dotada de chifres.
em trois frères, na frança, existe uma pintura de doze mil anos, conhecida como "le sorcière" ("o feiticeiro"). é a figura de um homem vestido de peles, com cauda e chifres de cervo. a sua volta, paredes cobertas por pinturas de animais em caçadas. a seus pés, uma saliência na rocha, constituindo um altar. mas as caçadas não eram a única coisa que fazia o clã sobreviver. havia um mistério: o da fertilidade. o clã precisava continuar. de tempos em tempos, a barriga das mulheres crescia, e, ao fim de algumas luas, delas surgia um novo membro da tribo, pequeno, mas que crescia com o passar do tempo. os animais também tinham filhotes, e isso garantia o alimento das futuras gerações. a chave de todo esse mistério era a mulher, aquele enigmático ser que, se já não bastasse ser a única responsável pela continuação da tribo (ainda não havia a consciência da participação do homem na reprodução), também alimentava as crianças com leite de seu próprio corpo. além disso, aquela criatura mágica vertia sangue de dentro de seu corpo em algumas ocasiões, mas mesmo assim não morria.todas estas constatações deram origem ao surgimento de uma deusa da fertilidade, uma grande mãe. figuras pré-históricas desta deusa são incontáveis. uma das mais famosas é a vênus de willendorf: seu corpo parece uma grande massa disforme da qual se destacam um gigantesco par de seios e uma proeminente barriga grávida. ela não tem pés nem braços, e seu rosto está coberto. estas características são comuns a várias outras "vênus" pré-históricas, e se devem à ênfase que o ser humano primitivo dava ao aspecto de fertilidade da mulher.
a deusa era a grande mãe natureza, fonte de toda a vida. com o tempo, os homens foram se conscientizando de seu papel na reprodução, e o aspecto de fertilizador passou a ser mais um dos atributos do deus de chifres. ele tornou-se filho da deusa, pois dela era nascido, e também seu amante, pois a fertilizava para que um novo ser surgisse. a partir desta concepção, novos ritos foram adicionados às práticas mágico-religiosas, onde esculpiam-se ou pintavam-se animais ou humanos copulando, e todo o clã entregava-se ao ato sexual, já tendo recebido a graça dos deuses.
no neolítico, o ser humano desenvolveu a agricultura, e começou a formar aldeias e povoados. com a descoberta das técnicas de plantio, a deusa assumiu maior importância, passando a acumular também o aspecto de guardiã da colheita. o deus de chifres começou a ganhar uma nova face, a de alegre deus das florestas, protetor dos animais e criaturas dos bosques. quando o homem adquiriu a noção das estações do ano, esboçaram-se as primeiras idéias sobre a roda do ano.
havia um período quente e fértil, onde realizavam-se as colheitas e a natureza mostrava todo seu esplendor. neste período, reinava a deusa. depois as folhas secavam e caíam e tudo parecia estar morto. o povo voltava a depender da caça para sobreviver, pois não podia viver só dos alimentos armazenados. quem regia este período era o deus das caçadas, que também adquiria seu novo aspecto de sombrio senhor da morte (nesta época nasceram também os primeiros conceitos sobre a vida após a morte). surgiram então os primeiros mitos sobre a descida da deusa ao mundo subterrâneo que, séculos mais tarde, tomaria forma definitiva na grécia, com o mito de perséfone, e na mesopotâmia, com a lenda de ishtar
as culturas desenvolveram-se com o passar dos séculos, e novos aspectos dos deuses foram descobertos. cultos religiosos se estruturaram, centrados nos ciclos e nascimento, morte e renascimento da natureza. o tempo da plantação e o tempo da colheita eram muito importantes, marcados com festividades, assim como o período do recolhimento do gado e a época de sua liberação ao pasto. nestas datas, juntamente com as de mudanças de estação, realizavam-se encenações de mitos nos quais um deus velho morria para um deus jovem nascer, representando a morte da antiga colheita e o nascimento de uma nova.
estes cultos possibilitaram o refinamento da classe sacerdotal, que chegou ao requinte de gerar representantes como os druídas, sacerdotes celtas que encantaram os gregos e romanos com sua profunda filosofia e integração com a natureza. sua erudição era admirável, e acumulavam funções como a de legisladores, médicos, poetas, bardos e guardiões da tradição oral. na grécia antiga, floresceram os cultos de mistério, dos quais deve destacar-se os ritos de elêusis e os mistérios órficos. também foram de grande importância os cultos dionisíacos. deve-se ter em mente que estas são linhas gerais do início da bruxaria, que confunde-se com o surgimento das primeiras manifestações religiosas humanas.
o que foi relatado acima aconteceu, em épocas diferentes, nos mais variados lugares. é verdade que nem tudo ocorreu exatamente da mesma maneira em todos os lugares: enquanto no crescente fértil da mesopotâmia nasciam avançadas civilizações, na europa ainda vivia-se de caça e coleta. mas o que impressiona e é importante não são as diferenças, e sim as semelhanças dos primeiros esboços de religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário